sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Como se Prevenir do Câncer de Próstata





A causa exata do câncer de próstata não é conhecida, portanto, não é possível impedir a maioria dos casos dessa doença. Muitos fatores de risco como idade, raça e histórico familiar não podem ser controlados, mas baseados no que sabemos atualmente, existem riscos que podem ser evitados para reduzir a chance de ter câncer de próstata.

Os efeitos do peso corporal, atividade física e dieta no risco de câncer de próstata não são claros, mas existem algumas coisas que podem reduzir este risco.

Homens que estão acima do peso podem ter um risco maior de câncer de próstata avançado. Já os que praticam atividade física regular têm um risco ligeiramente menor de ter câncer de próstata. Já os que praticam atividade física regular têm um risco ligeiramente menor de ter câncer de próstata.

Dietas ricas em certos produtos, como tomates, vegetais crucíferos, soja, feijão e outras leguminosas, peixes, repolho, brócolis e couve-flor, podem estar relacionadas a um menor risco de câncer de próstata.

A melhor recomendação levando em conta dieta e atividade física, para eventualmente reduzir o risco de câncer de próstata é: comer pelo menos duas porções com grande variedade de legumes e frutas por dia, praticar uma atividade física, e manter um peso saudável.

O uso de determinadas vitaminas ou suplementos minerais pode reduzir risco de câncer de próstata, em especial a vitamina E e o selênio mineral. No entanto, antes de fazer uso de qualquer suplemento, converse com seu médico sobre os possíveis riscos e benefícios.

Alguns medicamentos, como o inibidor 5-alpha redutase, podem ajudar a reduzir o risco de câncer de próstata. 5-alfa redutase é a enzima que transforma testosterona em di-hidrotestosterona, o principal hormônio que causa o crescimento da próstata. Medicamentos chamados inibidores da 5-alfa redutase bloqueiam a enzima e previnem a formação de di-hidrotestosterona. Dois inibidores da 5-alfa redutase já estão em uso no tratamento da hiperplasia prostática benigna: finasteride e dutasteride.

Estes medicamentos podem causar efeitos colaterais sexuais, como redução do desejo sexual e impotência, mas podem ajudar com alguns problemas urinários, como dificuldade para urinar e incontinência urinária.

Entretanto, no momento, nem todos os médicos concordam que receitar esses dois medicamentos para diminuir o risco de câncer de próstata seja o ideal. Portanto, esse é um assunto que ainda deve ser largamente discutidos com seu médico.

Fonte:  ONCOGUIA


Nenhum comentário:

Postar um comentário