sexta-feira, 15 de novembro de 2013

O que é o FISH?




Depois da minha cirurgia, precisei fazer um outro exame, um teste chamado FISH.
O que significa isso e qual a importância desse exame no meu tratamento de quimioterapia?
Simplesmente é o mais moderno método de Patologia Molecular para detectar alterações genéticas, que podem ser importantes para o prognóstico e orientação terapêutica de um grande número de tumores.
O FISH pode ser empregado em biópsias, peças cirúrgicas e utilizado na histopatologia para fins diagnósticos e de pesquisa científica.
Ele é considerado "padrão ouro" em exames de patologia molecular, pois outros métodos, quando comparados ao FISH possuem possibilidade de resultados falso-negativos em 2 a 5% dos casos.
A pesquisa de amplificação do gene HER2 auxilia na seleção de pacientes com adenocarcinoma de mama, que podem ser beneficiados com tratamento imunoterápico baseado na injeção de anticorpos anti HER2. A imunoterapia é um tipo de terapia-alvo, já que este anticorpo de uso medicamentoso ataca e mata somente as células tumorais que exibem grandes quantidades deste receptor como consequência da amplificação do gene HER2. A principal indicação do exame de FISH HER2 são os casos "duvidosos" no exame de imuno-histoquímica.  E é aí que eu entro, o resultado do meu exame de imuno-histoquímica foi "duvidoso" quanto à HER2, portanto deve ser confirmado pelo exame de FISH ou não. Caso seja positivo, haverá o indicativo para a imunoterapia.  Pacientes com neoplasias porém com resultado negativo no FISH, não se beneficiam do tratamento imunoterápico, já que não possuem o alvo terapêutico adequado.  Pesquisadores afirmam que há casos com exame imuno-histoquímico negativo para HER2 e com exame de FISH positivo, ou vice-versa e que estes pacientes não receberiam ou não seriam beneficiados pela imunoterapia se fossem submetidos à abordagem convencional de exames em 2 etapas:  imuno-histoquímica inicial, seguida de FISH somente nos casos duvidosos.
Portanto, fique atento quanto ao seu diagnóstico.  Se seu caso for igual ao meu, resultado "duvidoso" para HER2, exija do seu plano de saúde que ele pague o exame FISH.  Eu não consegui e tive que fazer com meus próprios recursos, porém, estou pedindo reembolso, porque a AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE determina que os testes genéticos devem ser cobertos pelos planos de saúde e pelo SUS e este é o meu caso, o FISH é um teste genético e  deve ser pago pelo meu plano. 

Fonte:  Laboratório Fontes

8 comentários:

  1. Minha querida amiga
    Muito força confie em Deus
    - Viva cada dia de uma vez, intensamente e da melhor maneira possível. Sorria mesmo com as lágrimas caindo. Você vai ver que é mais forte do que imaginava, pois DEUS fará de você um gigante!!!Se a cruz lhe pesa, não é para se entregar, mas pra se aprender a amar como alguém que não desiste! A dor faz parte do cultivo desta fé, pois só sabe o que se quer quem luta para conseguir ser feliz!
    Um beijinho
    ANA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida Brisa Petala, suas palavras são um alento para a minha alma. Bjs.

      Excluir
  2. Olá boa tarde. Poderia informar ONDE realizou o exame? Tenho uma tia que necessita fazer e o plano não cobre. Não sabemos onde procurar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jacqueline Couto

      Desculpe por só ver sua mensagem hoje, estava com o blog desativado justamente porque tratando um câncer de mama, tive muita prostração e o ânimo foi embora. Hoje, voltando a postar vi sua mensagem. Não sei se ainda dá tempo, mas o que sei do FISH, exame que fiz com meus recursos pq a Unimed não quis pagar e não me deu reembolso. Só existem 2 laboratórios no Brasil que fazem esse exame: um é em Niterói-RJ e o outro é em Botucatu-São Paulo. Caso vc ainda queira o endereço, pode me deixar a mensagem que eu tenho o endereço do laboratório de Niterói, onde fiz o exame,ok? Se puder ajudar em algo, aqui estou. Abs.

      Excluir
  3. Olá boa tarde. Poderia informar ONDE realizou o exame? Tenho uma tia que necessita fazer e o plano não cobre. Não sabemos onde procurar.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde! Estou passando pelo câncer de mama carcinoma invasivo ,no meu caso deu duvidoso e já solicitei o exame fish pelo SUS. agora esperar resultado que leva cerca de vinte dias. Eu fiz no PHD que fica em Itajaí em Santa Catarina.

    ResponderExcluir
  5. Olá Claudete Gouvea

    O FISH é um exame que para quem vai fazer quimioterapia para combater um carcinoma deve fazer. Para que serve? Quando a gente vai fazer a quimio, o oncologista tem que saber qual o tipo de carcinoma a gente tem (são vários) e se é por genética, por dosagem hormonal elevada ou se a gente tem a HER2. O que é HER2? É uma proteína que o nosso corpo fabrica e dela resultam as chamadas metástases, por isso o oncologista precisa do resultado do FISH, para saber se eu tenho ou não a Her2 e se tiver, a quimioterapia é outra e precisaria tomar umas injeções na barriga depois da quimioterapia para não deixar a HER2 causar um dano maior. A injeção se chama HERCEPTIN e as pessoas a tomam por um período mais ou menos de um mês. O meu caso não foi causado pela HER2, graças a Deus o meu corpo não fabrica essa proteína. O que ocorreu comigo foi que eu tive no exame histoquímico, que é a biópsia que se faz do carcinoma retirado na cirurgia, no histoquímico deu para mim positivo alto para estrogênio, positivo alto para progesterona e positivo baixo para a HER2. Então, tive que fazer o FISH para saber se a quantidade dessa proteína em mim seria sufiiciente para causar alguma metástase e graças a Deus o FISH deu negativo para a HER2. É de suma importância fazer esse exame, que embora seja caro e não pago pelos planos de saúde, o oncologista que vai traçar nossa quimio já entra confiante e o resultado é mais garantido. Mass além desses tipos, o exame imunohistoquímico que eu falava acima, vai dizer se é preciso fazer o FISH ou não e tem um tipo de carcinoma muito pior, esse é o mais difícil de ser combatido , é o TRIPLO NEGATIVO. Por que? Porque o triplo negativo diz que vc é negativo para progesterona, negativo para estrogênio e negativo para a HER2, então fica difícil pq vc não conhece o inimigo, ele não se mostra e a quimio fica meio que às cegas, entende?
    Bom, espero que vc tenha entendido e se tiver alguma dúvida, pode deixar mensagem que quando eu entrar, respondo. Obrigada por ler o blog.

    ResponderExcluir