quarta-feira, 5 de março de 2014

Câncer de Timo





Câncer de timo é um tipo raro de neoplasia.

O timo tem diferentes tipos de células, que podem produzir diferentes tipos de câncer:

Células Epiteliais - Células que proporcionam sua estrutura e forma.

Linfócitos - Constituem a maior parte do restante do timo. Podem evoluir para Linfoma de Hodgkin ou Linfoma não Hodgkin.

Células Kulchitsky ou Células Neuroendócrinas - Células menos comuns que normalmente liberam certos hormônios.

Carcinomas Tímicos e Timomas

Os timomas e os carcinomas tímicos são tumores que se iniciam a partir das células epiteliais do timo. No passado, os timomas, eram divididos em benignos e malignos de acordo com seu desenvolvimento e disseminação para outros tecidos ou órgãos. Atualmente, se considera que todos os timomas são potencialmente cancerígenos e a melhor maneira de prever a probabilidade de recidiva é avaliando sua disseminação.

Sistema de Classificação dos Timomas

A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica os tipos histológicos dos timomas por letras:

Tipo A - As células desses tumores são células epiteliais de forma fusiforme ou oval. Este é o tipo mais raro de timoma, mas parece ter o melhor prognóstico.

Tipo AB - Este tipo, também conhecido como timoma misto, se parece com o tipo A, exceto por existirem áreas de linfócitos mistos no tumor.

Tipo B1 - Este tipo se parece muito com a estrutura normal do timo. Tem uma grande quantidade de linfócitos junto com as células do timo de aparência normal.

Tipo B2 - Este tipo tem também uma grande quantidade de linfócitos, mas as células epiteliais do timo são maiores e com núcleos irregulares.

Tipo B3 - Este tipo tem poucos linfócitos e consiste principalmente em células epiteliais do timo que se parecem muito com as normais.

Tipo C - Esta é a forma mais perigosa e também conhecida como carcinoma tímico. Ele contém células com aparência irregulares quando visualizadas ao microscópio. As células podem nem se parecer células do timo. Estes tumores, muitas vezes já se disseminaram para outros tecidos e órgãos quando são diagnosticados. Este tipo de timoma tem o pior prognóstico.


Os tipos AB e B2 são os mais comuns e o tipo A é o mais raro. O prognóstico tende a piorar com a letra, sendo o tipo A o de melhor e o C de pior prognóstico. Ainda assim, para a maioria dos tipos de timoma, o estágio é o melhor indicador do prognóstico.

Causas do Câncer de Timo

A razão para que algumas pessoas desenvolvem câncer de timo e outras não é desconhecida. Os pesquisadores descobriram algumas alterações no DNA que ocorrem com mais frequência em células de câncer de timo do que em células normais. No entanto, eles ainda não têm certeza do porque essas alterações ocorrem em algumas pessoas, como essas mudanças ocorrem, e como elas podem formar o câncer.

Sinais e Sintomas do Câncer de Timo

Os tumores do timo podem ser encontrados em radiografias realizadas por algum outro motivo, antes do paciente ter qualquer queixa ou quando o paciente vai ao medico por apresentar determinados sintomas. Estes sintomas podem estar relacionados com o tumor em si ou podem ser devido a uma síndrome paraneoplásica.

Embora estes sinais e sintomas possam ser causados ​​por tumores do timo, também podem ser devido a outras patologias. Se você tiver qualquer um dos sintomas relacionados a seguir, procure um médico imediatamente para que a causa possa ser diagnosticada,  e, se necessário, iniciado o tratamento.

Sintomas Provocados pelo Tumor

Os tumores do timo podem pressionar estruturas próximas, causando sintomas como:

Falta de ar.
Tosse.
Dor no peito.
Problemas de deglutição.
Perda de apetite.
Perda de peso.

O timo está localizado próximo da veia cava superior, o principal vaso sanguíneo que leva o sangue da parte superior do corpo e cabeça para o coração. Os tumores que pressionam esse vaso podem causar sintomas da síndrome de veia cava superior, podendo incluir:

•    Inchaço no rosto, pescoço e parte superior do tórax.
•    Inchaço das veias que podem tornar-se visíveis nesta parte do corpo.
•    Dores de cabeça.
•    Sensação de tontura.

Síndrome Paraneoplásica

Esta condição estão relacionada com o câncer, mas não é a causa direta da massa tumoral. Por exemplo, as pessoas com timomas podem desenvolver doenças autoimunes, onde o sistema imunológico começa a atacar o próprio organismo. Parte da função normal do timo é ajudar a manter o sistema imunológico ativo, o que pode ajudar a explicar porque isso acontece.

Miastenia Gravis - Cerca de 30% a 65% das pessoas com timomas também têm miastenia gravis, que é a doença autoimune mais comum associada ao timoma. Nesta enfermidade, o sistema imunológico produz anticorpos que bloqueiam os sinais químicos que fazem os músculos se moverem, provocando fraqueza muscular severa.

Aplasia de Células Vermelhas - A aplasia de células vermelhas, na qual a capacidade do corpo de produzir novos glóbulos vermelhos é severamente reduzida, ocorre em cerca de 5% dos pacientes com timoma. As células vermelhas do sangue transportam oxigénio dos pulmões para os tecidos do corpo. A redução da produção de glóbulos vermelhos provoca anemia. Os sintomas da anemia podem incluir fraqueza, tonturas, falta de ar e cansaço. O tratamento usual é a retirada do timo.

Hipogamaglobulinemia - A hipogamaglobulinemia é um distúrbio no qual o corpo produz baixas quantidades de anticorpos que combatem as infecções, deixando o indivíduo susceptível a elas.  A hipogamaglobulinemia se desenvolve em cerca de 5% a 10% dos pacientes com timoma. Por outro lado 10% dos pacientes com hipogamaglobulinemia tem um timoma. Ao contrário da miastenia grave e da aplasia de células vermelhas, a retirada do timo não ajuda a corrigir esta doença.

Outras Doenças Autoimunes

Muitas outras doenças autoimunes também têm sido associadas ao timoma. No entanto, eles são muito menos comuns do que a miastenia grave, aplasia de células vermelhas ou hipogamaglobulinemia. Alguns exemplos incluem:

Lúpus eritematoso sistêmico.
Polimiosite.
Colite ulcerativa.
Artrite reumatoide.
Síndrome de Sjögren.
Sarcoidose.
Esclerodermia.

A grande maioria das pessoas que tem essas doenças autoimunes não tem timoma.

Fonte:  ONCOGUIA


Nenhum comentário:

Postar um comentário