quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Minha Segunda Quimioterapia






Queridos amigos,

Após ler um depoimento de uma grande amiga, fiquei aqui pensando em suas palavras e gostaria de esclarecer algumas coisas.

Por que estou postando estas fotos quando faço a quimioterapia?

Bom, o que eu gostaria de passar a vocês é uma mensagem muito direta e que sirva de reflexão para todos.

Eu, até há poucos meses, postava fotos mostrando a minha felicidade, minhas viagens, as festas que ia, os bons momentos em família. Só que a vida, nos mostra todos os dias e fazemos questão de não ver, que existe o outro lado, a dor, a tristeza, o sofrimento, a desesperança e para quem me conhece, jamais imaginaria que eu poderia passar por este tipo de situação e isto é UM ALERTA, para que vocês se cuidem e não tenham "surpresas" como eu tive.
Apesar de ser uma clínica de luxo, que graças a Deus o meu plano de saúde que é da empresa que eu trabalho, me permite usufruir,  existem pessoas nessa clínica e são várias, com problemas seríssimos, criancinha com 3 meses com câncer, uma mulher com câncer de pulmão que não pode nem ser operada e por aí vai...todos os dias tenho convivido com a dor, a minha e a dos amigos que fiz neste círculo e que é o meu momento.
Estas fotos não são para que vocês sintam pena da Helena, ela precisa de solidariedade e amizade de vocês, pena não. Pena devemos ter de quem está sofrendo, com câncer avançado e tem que enfrentar a fila do INCA no Rio de Janeiro ou do A.C. CAMARGO em São Paulo, para ser tratado quem sabe daqui há 6 meses. Pena devemos sentir de quem não tem dinheiro pra comprar os remédios caríssimos para enfrentar os efeitos colaterais da quimio. Sabem quanto custa uma caixa de Nausedron, um remédio para enjoo específico para quem faz quimio? 120 reais! 120 reais para 3 dias somente, então imaginem quanto temos que pagar apenas por esse medicamento!  Imaginem como essas pessoas passam a quimio sem ter dinheiro pra comprar os medicamentos, que não fornecidos pela saúde pública e nem por planos de saúde...todos os dias agradeço a Deus por ter mais um dia de vida, agradeço a Ele por cada remédio que eu compro e não preciso ficar em situação crítica, como certamente ficam as pessoas de baixa renda que não têm dinheiro pra comprar os medicamentos para minimizar os efeitos colaterais. Eu não sou digna de pena e peço a vocês que me vejam aí como eu quero ser vista, UMA MULHER QUE TEM CÂNCER, MAS QUE ESTÁ SE TRATANDO E QUE SABE QUE DEUS DARÁ A CURA TOTAL. UMA MULHER QUE APESAR DAS ADVERSIDADES, ESTÁ TENTANDO FAZER O MELHOR QUE PODE PARA VIVER ESTE MOMENTO, QUE ESTÁ DANDO TUDO DE SI PARA ESTAR BEM, EU NÃO QUERO ME VER DOENTE, EU NÃO ME SINTO DOENTE, AMIGOS.
Tenho feito um esforço do caramba para mostrar aos amigos, aos meus filhos e à família, que podemos conviver com o câncer, com a quimioterapia e a radioterapia tentando viver o melhor que pudermos. Esta é a mensagem que quero passar a vocês, que apesar da adversidade do meu momento, estou conseguindo sorrir até na clínica, que consigo sonhar, fazer planos e pensar no futuro a longo prazo. É assim que quero que  me vejam e sinceramente gostaria que se alguém está passando por um problema semelhante em família, que aprenda isso, a vida é maravilhosa mesmo em uma clínica ou num hospital fazendo quimioterapia porque enquanto há vida, há sonho, há futuro, há esperança. 
Hoje, eu estou muito triste, meu gatinho morreu na madrugada de hoje e isso me deixou mal, amo meu animais, são parte da minha família e sofro muito quando cada um deles se vai, é mais uma perda entre muitas que já tive na minha vida. Não quero perder mais, não posso permitir que as perdas causem mais dano do que já me causaram.
E foi com este espírito que me sentei pra fazer a quimio e embora a pressão arterial estivesse alta naquele momento e meu coração apertado, eu consegui dar um sorriso, acreditar na minha cura e mais uma vez agradecer a Deus, por ter um tratamento digno e por ter me dado lindos momentos  que ficarão na minha memória, com o meu gatinho.
Por favor, entendam que nós, pacientes de câncer, queremos acabar com o estigma desta doença, não sentimos autopiedade e nem queremos a piedade alheia. Precisamos de solidariedade, amizade, orações, energia positiva que são emanadas de vocês, que torçam por nós, ok?
Saibam que vencerei este câncer porque tenho garra pra lutar e não me entrego, saibam que estou aprendendo muito com tudo que estou vivendo e quando virem uma foto minha em tratamento, vejam a mulher vencedora, a mulher sem preconceitos e sigam me vendo, quer na clínica, quer em casa, do jeito que sempre fui, sou uma mulher que acredita em Deus e quem tem fé, aguenta o tranco e segue em frente.


Helena Estephá




Nenhum comentário:

Postar um comentário