quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

A terceira série "vermelha" da Quimioterapia








Então, a foto abaixo me fazendo dar um sorriso, mas por dentro estava bem aborrecida, tinha acabado de receber a notícia que terei que fazer mais um mês de quimioterapia. Quando operei, me falaram que seriam mais ou menos 2 meses de quimio, quando me apresentei na clínica de oncologia disseram que devido ao tamanho do nódulo, que aumentou de 1,3cm para 3,8cm no período entre diagnóstico e cirurgia, o protocolo mandava que eu fizesse 6 meses de quimio e ontem recebi a notícia da oncologista que me acompanhou na quimio, que são 4 sessões de quimio vermelha, que graças a Deus fiz a terceira ontem e essas são de 21 em 21 dias e serão 12 semanas de quimio branca que farei ainda e não 8 semanas como haviam falado, porque o tipo do meu câncer era agressivo grau III, com positivo alto para estrogênio e progesterona. E ainda terei que tomar mais 5 anos de quimioterápico oral.

Mas quando eu estava saindo, havia uma senhora fazendo quimio também e eu perguntei a ela onde estava localizado o seu nódulo. E ela me contou que retirou um câncer da mama, porém não retirou toda a mama, apenas o local afetado e como era pequeno, fez a quimio e nesses casos não se faz a radio.
O que aconteceu? Dois anos após a cirurgia e tratamento, apareceu metástase no ovário e fez outra cirurgia e está fazendo outra quimio, agora certamente com mais dificuldades para se curar.
E conversando com a oncologista, falei que não entendo o rio de dinheiro que se gasta em pesquisas para descobrirem a cura do câncer. Ela disse: " Helena, o câncer é muito emocional, é difícil encontrar a cura quando não é uma doença apenas física, ela tb é controlada pela mente, pelas emoções.
E quando lidamos com as emoções do outro, não temos o controle sobre elas, aí depende do paciente, da qualidade de vida que ele terá, dos seus hábitos e do seu querer."
Saí dali bem bolada e fui refletir no meu travesseiro...Ah Senhor, ajude-me para que tudo corra bem, retire todo o estresse da minha vida Meu Pai, ajude-me a ser mais tolerante e mais light para aceitar as coisas que vão acontecendo na minha vida.
Acho que depois daquele relato da minha companheira de quimio, não devo ficar aborrecida com mais um mês, se é para o meu bem e a minha cura total, que venham todos os tratamentos que tiver que fazer, Jesus.
Obrigada Meu Deus e dê-me forças para suportar o que vier pela frente.



Um comentário: