domingo, 16 de fevereiro de 2014

Cansada da quimioterapia: parar nem pensar!





Sim, sabemos que existem muitos momentos em que isso é uma verdade e que nos vemos completamente invadidas pela vontade de jogar tudo pra cima e parar a quimioterapia, não é mesmo?
Para começarmos a conversar sobre isso, é importante dizer que isso é comum e que muita gente passa por isso e por diferentes motivos.
Sabemos que:
  •  A quimioterapia pode durar de 4 a 6 meses, mas pode se estender bem mais tempo que isso. Afinal, vai sempre depender do caso, não é mesmo?
  • Hoje algumas pessoas conseguem fazer a quimioterapia e trabalhar, levar uma vida mais ou menos normal, mas outras não. E isso que significa mudar abruptamente sua forma de viver no dia a dia.
  • A quimioterapia tem efeitos colaterais. Independente de ser a quimioterapia oral ou a que se toma pela veia, na maioria das vezes controláveis, mas que podem também variar e dar um pouco mais de trabalho.
  • Isso tudo vai depender também do estágio do câncer, do tipo de tratamento, de como o paciente está e outros detalhes.
  • Com tudo isso é sim esperado que em algum momento do tratamento você pense em parar, não é mesmo?
Sim, entendemos e até concordamos com essa vontade. O processo todo da quimioterapia em alguns momentos pode ser pesado e cansativo.
Para lhe ajudar nesse momento listei alguns pontos que podem ajudar na tomada de decisão quando essa vontade aparecer novamente.
  •  Por que mesmo você esta fazendo quimioterapia? Sim, você esta fazendo esse tratamento para combater o câncer ou para evitar que ele retorne ou ainda para deixá-lo quieto, sob controle. Ou seja, razões muito importantes e que merecem ser respeitadas.
  • Lutar contra um câncer requer paciência e muita disciplina. Não se esqueça disso.
  • Durante o tratamento, se a quimioterapia estiver muito pesada e você estiver enfrentando muitos efeitos colaterais, a primeira coisa a fazer é conversar seriamente com seu oncologista para entender se isso é mesmo necessário ou se algo pode ser feito. Em algumas situações a dose da quimioterapia pode ser diminuída e/ou o tempo entre as aplicações pode ser aumentado. Isso vai depender do seu caso e quem deve decidir isso é seu oncologista.
  • Você sabia que a quimioterapia tem todo um planejamento? Com doses e quantidades totalmente adequadas ao seu peso e também com o seu tipo de doença? Por isso é tão importante completar todo o tratamento.
  • Atenção, se você estiver tomando a quimioterapia oral, a adesão e o cuidado com seu tratamento estarão ainda mais em suas mãos! Vamos lá: fatores como, horário, doses e forma de tomar devem ser rigorosamente respeitados. Não é por que você esta tomando comprimidos que não tomar um dia pode parecer inofensivo. Não faça isso.
Enfim, você até pode tomar a decisão de interromper o tratamento, mas que seja por que você e seu médico analisaram todos os motivos e decidiram juntos que isso é o melhor nesse momento.
 E você, já pensou em parar?
Fonte: Mulher Consciente

Nenhum comentário:

Postar um comentário